Horarios De Atendimento

Quartas 20 Hs - Pai Ney
Quintas - 20 Hs - Pai Douglas e Mãe Danielle
Sextas 20 Hs - Mãe Sueli e Pai Joaozinho
Sabados 19 Hs - Mãe Sueli e Pai Joaozinho

Segunda Terça Feira - 20 Hs - Palestra e Desenvolvimeto
Terceira Terça Feira do mês - 20 Hs - Gira de Cura (Fechada)
Quarta Terça Feira do mês - Gira Cigana

Endereço - Rua Meciaçu 145 Vila Ipe - Campinas SP


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

OXUMARÉ NA UMBANDA



Bem irmãos a postagem de hoje é sobre um Orixá pouco difundido na Umbanda, mas muito lembrado  no Candomblé, Oxumaré este Orixá é causa de muita controvérsia nos terreiros, muitos preferem nem lembra-lo por estes motivos, abaixo há uma singela descrição de suas características nas duas religiões.

No Candomblé, Orixá Oxumaré é visto ora como Orixá masculino, ora feminino, mas as variações nos mitos é comum, pois abarca vários cultos de vários lugares da Mãe África, mas o que é imutável é que Oxumaré no panteão africano descende de Nanã com Oxalá, é o irmão belo de Omulu, por isso é detentor de várias pendengas com este Orixá pois diz os mitos que Nanã escondia Omulu com palha e mostrava somente Oxumaré por ser o seu filho mais belo, até mesmo dentre todos Orixás Oxumaré é lembrado como o mais belo deles. é irmãos também e Ewuá outra Orixá senhora dos mortos dividindo o patronato com Iansã a quarta irmã, mas sua ligação direta é com a quinta irmã que é Oxum, filho de Nanã e Oxalá é também Ossaim outro Orixá que ora é feminino e ora é masculino pelas variações nas mitologias. Sua representação é o Arco-íris também sincretizado com a cobra outro fato curioso é que seus filhos usam guias de metal ou ferro. A nação Jeje tem Oxumaré como o Rei de sua nação.

Na Umbanda poucos terreiros lembram deste Orixá como Ossaim, são Orixás lembrados só em trabalhos específicos, por exemplo alguns terreiros não cultuam Ossaim, mas quando há algum rito onde se prepara ervas e plantas pede-se maleme a este Orixá. Com Oxumaré também é assim poucos terreiros lembram deste Orixá, na Umbanda seu sincretismo é com São Bartolomeu, seu dia consagrado é 26 de Agosto, seu símbolo é a cobra de ferro, dentro das linhas sagradas da Umbanda Oxumaré seria o responsável pela corrente negativa de mamãe Oxum, isto é, é o senhor dos Exus e Pomba-Giras de Oxum, dentro da Umbanda suas entidades mais conhecidas é realmente Exu mas há caboclos, crianças, pretos-velhos e baianos, Seu comandante principal na corrente negativa (esquerda) é o Guardião Exumaré, Exu Cobra, Exu Cobra Preta, Exu Sete-Cobras. Os caboclos conhecidos que ligam com este Orixá são: Caboclo Urutinga, Cobra Coral, Urungurussú, Caboclo Arco-íris, Caboclo Urutata. Esses caboclos são grandes mandingueiros e são tidos como feiticeiros, por Oxumaré não ser lembrado errôneamente os terreiros dizem essas entidades serem ligadas a Xangô,  O chefe na linhas das almas de Oxumaré é Pai Bartolomeu, Pai Felipe, Oxumaré é lembrado na Umbanda também como senhor da riqueza, Senhor da Chuva também. Oxumaré mesmo fazendo parte da Linha de Mamãe Oxum, não devemos confundi-lo com este Orixá, suas energias são co-irmãs mas são distintas.

Que Oxalá nos ilumine sempre


Saravá  .'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguem reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento..."
Joaozinho

paijoaozinho@terreirodavobenedita.com