Horarios De Atendimento

Segunda 20 Hs - Mãe Ana e Pai Pequeno Pai Adilson
Quartas 20 Hs - Pai Ney e Mãe Hosana
Quintas - 20 Hs - Pai Afonso e Mãe Gislaine
Sextas 20 Hs - Mãe Sueli e Pai Joaozinho
Sabados 19 Hs - Mãe Sueli e Pai Joaozinho


Primeira Terça Feira - 20 Hs - Desenvolvimeto
Segunda Terça Feira - 20 Hs - Palestra
Terceira Terça Feira do mês - 20 Hs - Gira de Cura
Quarta Terça Feira do mês - Gira Cigana

Endereço - Rua Meciaçu 145 Vila Ipe - Campinas SP


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

ATA DA REUNIÃO DO DIA 18.01.2012

Novos membros:

No início da reunião foram apresentados os novos membros da corrente: Maria Helena, Marivaldo, Erivaldo, Maria de Lurdes e Lico.

Calendário das Festas:

Em seguida discutiu-se o calendário de 2012. Decidiu-se que realizaremos as seguintes festas:

Festa para os Pretos Velhos: Dia 13 de maio, domingo, as 15:00h.

Festa para os Baianos: Dia 08 de julho, domingo, as 15:00h.

Festa de Cosme e Damião: Dia 30 de setembro, domingo, as 15:00h

Festa na Mata: Dia 14 de outubro, domingo.

Dia 29 de janeiro haverá um trabalho especial no Centro, com início as 16:00h.

Batismos:

Os batismos dos membros da corrente que quiserem ser batizados serão realizados no dia da Festa de Preto Velho ou na Festa da Mata. Aqueles que quiserem ser batizados deverão avisar os dirigentes com antecedência.

Deitadas:

Também ficou estabelecido que haverá deitadas de 03 em 03 meses. A deitada é muito importante, pois o médium se coloca a disposição do oxirá. A primeira será dia 21, com a deitada da Lea, Ana, Thalita e Carol.

Aluguel e Despesas do Terreiro:

Sobre o aluguel e as demais despesas do Terreiro, decidiu-se que continuaremos a realizar a nossa vaquinha entre os membros da corrente. Lembrando que o aluguel tem que ser pago na primeira quinzena do mês e que cada um é livre para escolher o quanto e se vai colaborar com a nossa arrecadação.

Quaresma:

Na quaresma o Terreiro permanecerá aberto. Neste período acontecerão somente giras de preto velho e exu, alternadamente. Primeira sexta/sábado da quaresma será gira de preto velho, já na segunda sexta/sábado da quaresma acontecerá a gira de Exu, e assim sucessivamente.

Na sexta feira santa acontecerá o trabalho das Sete Linhas.

Silêncio:

Também foi solicitado a todos os membros da corrente que fiquem mais atentos sobre a questão do silêncio. É necessário que haja menos barulho durante os trabalhos. Sendo assim, o Terreiro não é o lugar adequado para conversas paralelas, não relacionadas ao centro e aos trabalhos. Quem quiser conversar, pode ir lá fora, para não atrapalhar os trabalhos. Quem continuar conversando será advertido, podendo levar suspensão de uma gira.

Se o médium/cambono estiver cansado, pode ir embora antes do final dos trabalhos sem problema nenhum.

Correntes:

Também foi informado que não é para haver comparações entre a corrente de sexta e a corrente de sábado, para não haver desentendimentos e picuinhas. Aliás, foi esclarecido que não há qualquer diferença entre as correntes. É a mesma corrente que está separada somente por conta do espaço físico.

Médiuns, Incorporação, Orixás e Cambonos

Os médiuns que trabalham na sexta não devem trabalhar no sábado, e os médiuns que trabalham no sábado não devem trabalhar na sexta.

Também foi destacado que não é correto dar passagem para a irradiação dos orixás no final dos trabalhos. O mais apropriado é, ao sentir a vibração do orixá na abertura da gira, avisar o Joãozinho, a Sueli, o seu Ney ou o Ogã, e dar passagem neste momento.

A Sueli explicou que a irradiação do Santo serve pata firmar e dar força ao médium, por isso é muito importante e deve ser tratada com muito respeito. Também foi informado que o orixá não derruba o médium, por isso não é necessário segurar o médium ou ficar colocando as mãos, porque isso atrapalha a energia e a concentração. Cabe ao médium se concentrar e se firmar. Quando o médium está sob a influencia da energia do orixá, deve-se abrir a roda para dar espaço a manifestação. Porém, deve-se sempre ficar atento no momento que o médium vai desincorporar, para que, se for necessário, seja ele amparado.

No início dos trabalhos, os cambonos devem ficar atentos para não atrapalharem a incorporação dos médiuns. Assim, o ideal é que os cambonos fiquem na linha de trás dos médiuns, e os médiuns fique na frente ou no meio do Terreiro.

Por respeito, os médiuns devem esperar, ao menos, a incorporação do guia da Sueli para então incorporar seus próprios guias.

Mais uma vez foi falado sobre a importância do ponto dos guias. Esclareceu-se que o ponto é sagrado, é uma grafia dos guias, além de ser uma firmeza. O médium deve limpar a pedra que utilizou e verificar se o ponto foi de fato apagado.

Também foi informado que as entidades não são adivinhas. Elas estão trabalhando para evoluir, e elas também possuem inimizades no astral. Por isso, o médium deve aprender a neutralizar energias negativas, a se proteger - e limpar os pontos faz parte disso.

A regra é não cruzar as linhas de trabalho. Porém, se o médium precisar cruzar as linhas, deverá avisar a entidade chefe antes.

Gira da Cura

Foi estabelecido que algum membro da corrente de sexta deverá auxiliar a Hosana na orientação aos consulentes que passarão pelas cirurgias espirituais. Na corrente de sábado, o Licco será a pessoa responsável por orientar os consulentes que passarão pelas cirurgias.

O ideal é existir um kit padrão de orientação para as pessoas que serão operadas.

Os atendimentos da segunda serão limitados a 7 cirurgias.

Deverá haver o revezamento dos passistas em cada cirurgia. Assim, cada operação deverá contar apenas 4 passistas. Terminada a cirurgia, os passistas devem ser trocados por outros 4 passistas.

As pessoas que serão operadas devem passar por todas as linhas de trabalho durante o mês, porque cada linha é importante para a preparação da cirurgia.

Já os pacientes de retorno das cirurgias não precisam deitar na maca. Basta a conversa com o médico.

Linha do Oriente e Ciganos

A idéia é, de dois em dois meses, realizarmos reuniões mais curtas para que os médiuns possam dar passagem para as linhas que não trabalhamos habitualmente n o Terreiro, como a linha do oriente e ciganos.

Carteirinhas

Todos devem mandar as fotos, por email, para o Afonso, para ele poder finalizar esse trabalho.

Movimento Político Umbandista

Destacou-se a importância dos membros da corrente tomarem conhecimento do Movimento político umbandista que está se iniciando, para que possamos ter futuras discussões a respeito desse tema.

Alguns textos, poemas e fotos foram retirados de variados
sites, caso alguem reconheça algo como sua criação e não
tenha sido dado os devidos créditos entre em contato.
''A intenção deste blog não é de plágio, mas sim de espalhar conhecimento..."
Joaozinho

paijoaozinho@terreirodavobenedita.com